Sábado, 18 de novembro de 201718/11/2017
86 9-8108-3425
Nublado
23º
32º
34º
Piracuruca - PI
Erro ao processar!
Pax União
CIDADES
Bombeiros revelam que quase 100% dos incêndios no B-R-ó-Bro são intencionais
Atualmente os bombeiros trabalham com seis viaturas, incluindo a escala magirus para uma população estimada de 800 mil habitantes em Teresina.
Redação Piracuruca - PI
Postada em 11/09/2017 ás 11h56
Bombeiros revelam que quase 100% dos incêndios no B-R-ó-Bro são intencionais

Os oficiais do Corpo de Bombeiros estão calejados de bater na mesma tecla. No período de elevadas temperaturas - o chamado B-R-ó-Bro - o risco de incêndio é iminente, no entanto a população ignora os alertas. Segundo levantamento da corporação, quase 100% das ocorrências de incêndios são intencionais e por isso criminosas. Muitas vezes trazendo estragos irreparáveis. Somente em uma única tarde houveram 10 ocorrências na capital.


As regiões com mais índices de queimadas são nas áreas do Torquato Neto, vila Irmã Dulce, Saci (região da grota), dentro da Universidade Federal do Piauí (principalmente próximo ao setor de esporte e na estação de tratamento de esgoto). Outra região com índice elevado de pedido de socorro é na estrada de José de Freitas.


De janeiro até agosto foram registrados  374 incêndios no Estado. Segundo o relações públicas dos Bombeiros, José Veloso, os horários de maior pico de incêndio é entre 10h e 16h. Ele atribui as constantes queimadas a cultura do piauiense de atear fogo na roça para ajudar na plantação. Outra crítica dos bombeiros e a falta de manutenção em terrenos baldios.


"Há terrenos com mais de 15 ocorrências no mesmo local com fogo intencional", informou Veloso.


Segundo ele, é preciso de uma punição para as pessoas que ateiam fogo e causam estragos pela cidade.


"Temos casos de piromaníaco (indivíduo que é incendiário), mas temos situações de que se faz a prevenção, mas a população ver como uma cantiga de minar. Quase 100% das ocorrência são intencionais e causada pela ação do homem".


De acordo com Veloso, o "fogo no mato" é mais fácil de propagação e difícil de atuação dos bombeiros.



Orientação dos Bombeiros para o B-R-ó-Bro:


– Os resíduos não devem ser descartados em lugares de vegetação, principalmente aqueles objetos que possuem alta inflamabilidade; - Não queime lixo; – Em zonas rurais a atenção deve ser redobrada quando o assunto é fogueiras e lixos espalhados pelas matas. – Quando estiver próximo de áreas secas, não acenda fogueiras e velas, se necessário, capine a vegetação até que alcance a terra. - Não jogue cigarros ou garrafas de vidros na beira do asfalto ou em áreas de vegetação seca; – As faixas de terra sem vegetação devem ter atenção redobrada principalmente para os proprietários rurais que possuem terras às margens da rodovia. Para evitar incêndios estas áreas deveram permanecer limpas. – Os incêndios em terrenos baldios podem levar fumaça e fuligem que pioram a qualidade do ar, além dos riscos de atingir a rede elétrica e telefônica. – Para proteger a propriedade, aceiros devem ser bem construídos, protegendo suas terras e a de seus vizinhos, pois a queimada empobrece o solo e diminui a produtividade.

FONTE: Portal Cidade Verde
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium