Sexta, 17 de agosto de 2018
86 9-8108-3425
Esportes

03/05/2016 ás 07h54 - atualizada em 03/05/2016 ás 07h58

463

Fabrício Vieira

Teresina / PI

Tocha Olímpica chega ao Brasil na manhã desta terça-feira
Avião entrou no território do país às 3h18 desta terça. Brasília é a primeira cidade a receber o símbolo olímpico.
Tocha Olímpica chega ao Brasil na manhã desta terça-feira
Avião chegando a Brasília com fogo olímpico (Foto: TV Globo/Reprodução)

O avião com a tocha olímpica entrou em território brasileiro às 3h18 desta terça-feira (3), rumo a Brasília. Dois caças da Esquadrilha da Fumaça acompanhavam a aeronave. A capital é a primeira cidade do país a receber o símbolo olímpico. Na chegada, o piloto e uma controladora de voo se cumprimentaram.



PILOTO: Muito bom dia. Esse é o LATAM 9751, espírito olímpico a bordo, mantenho 380. É um prazer chegar no Brasil.



CONTROLADORA DE VOO: Latam 9751, a Força Aérea dá as boas-vindas ao símbolo olímpico que se ingressa no espaço aéreo brasileiro. Desejamos que a chama acesa represente, não apenas a conquista da vitória, mas a certeza que teremos uma competição com paz, união e amizade entre as nações.



PILOTO: Assim seja. 9751 agradece todos os esforços do Cindacta em nos apoiar nesse voo em segurança sempre e o 9751 informa que mais próximo a Brasília fará a coordenação pra aguardamos o Esquadrão Jaguar. 9751.



A chama olímpica foi trazida de lanterna no avião. Ela só passa para a tocha no Palácio do Planalto e será entregue pela presidente Dilma Rousseff à capitã da seleção brasileira de vôlei, Fabiana Claudino –– primeira condutora. Ao todo, 143 pessoas se revezarão na condução do símbolo olímpico na cidade. Desses, oito são medalhistas na competição.



Na cidade, o símbolo olímpico também vai ser levada de rapel, lancha, canoa, a nado e por cavaleiros da Polícia Militar. O percurso na capital tem 105 quilômetros e inclui os principais pontos turísticos, como a Ponte JK e a Esplanada dos Ministérios.



O símbolo olímpico percorrerá os 26 estados até o início da competição. A tocha tem 1,4 kg e

69 centímetros quando aberta. Vento e água não a apagam, porque ela é equipada com um sistema para mantê-la acesa por meio da liberação de um gás internamente.



Trajeto

A corrida tem previsão para começar às 10h30, quando a capitã da seleção brasileira de vôlei Fabiana Claudino descerá a rampa do Palácio do Planalto com a chama olímpica. O fogo vai percorrer cinco regiões administrativas por terra, água e ar, carregado por medalhistas olímpicos, representantes de comunidades indígenas e estudantes do DF, entre outros.



Vias e estacionamentos foram interditados na noite desta segunda (2) para garantir a tranquilidade do percurso. Em alguns trechos, o trânsito foi bloqueado às 19h. A lista inclui a via de acesso ao Congresso Nacional conhecida como Alameda dos Estados, em frente à rampa presidencial, e as vias internas do complexo esportivo às margens do Eixo Monumental, onde fica o estádio Mané Garrincha.



Em Taguatinga, os estacionamentos das avenidas Central, Comercial Sul, Samdu Sul e Vila Dimas serão bloqueados a partir das 22h e liberados por volta das 16h30, já na terça-feira. A reabertura será gradual, conforme a tocha passa por cada um dos trechos.



O acesso aos estacionamentos das quadras 107, 108, 307 e 308 Sul também será impedido às 22h. As vias dessas quadras serão usadas para garantir o acesso da tocha à Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, um dos monumentos que serão visitados pelo fogo olímpico.



O mesmo vai acontecer com os estacionamentos entre o Touring e a Praça Norte do Conjunto Nacional, e as vagas que ficam em frente ao Memorial JK e ao Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental. Os bolsões de estacionamento da Praça das Fontes, no Parque da Cidade, também ficam indisponíveis durante o evento.



O trajeto termina em um retorno à Esplanada, por volta das 20h50, nas mãos da medalhista olímpica Leila Barros. A tocha será recepcionada no local em meio a uma celebração musical, que começa no fim da tarde e inclui shows de Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Ellen Oléria, além de artistas locais. Os shows são gratuitos e começam às 16h.



 


FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium