Sábado, 18 de novembro de 201718/11/2017
86 9-8108-3425
Nublado
23º
32º
34º
Piracuruca - PI
Erro ao processar!
ECONOMIA
JN destaca cidade do Piauí que usa moeda própria no comércio: o cocal
O dinheiro local se chama cocal e tem crescido sua utilização no município
Fabrício Vieira Teresina - PI
Postada em 17/05/2016 ás 10h03 - atualizada em 17/05/2016 ás 10h09
JN destaca cidade do Piauí que usa moeda própria no comércio: o cocal

Image: (Reprodução)

Uma pequena cidade no interior do Piauí, São João do Arraial, foi destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (16/05) por ter desenvolvido uma característica peculiar em sua economia: a utilização de uma moeda própria, o cocal.



O município, que tem cerca de 7 mil habitantes, utiliza o cocal para tudo – e só lá ele pode circular – servindo para fazer compras, receber o Bolsa Família, empréstimos e qualquer tipo de negócio.



“A moeda é segura porque é inclusive aprovada pelo Banco Central e para cada cocal circulando no nosso município, nós temos R$ 1 no banco dos cocais”, afirmou o controlador do município, João Alves da Cruz.



O motivo principal para a criação da moeda foi o fato de que, há oito anos, não existia nenhuma agência bancária na cidade. Isso fazia com que os moradores precisassem ir até outro município para utilizar os serviços bancários, dificultando bastante as transações econômicas.



Atualmente, o cocal representa 30% do dinheiro circulando na cidade e o real 70%.Um fator indireto com a adoção da nova moeda foi a diminuição dos assaltos. Segundo a polícia local, não tem assaltos na cidade há mais de um ano. A polícia acredita que o novo dinheiro chama menos atenção dos bandidos.


FONTE: 180 Graus
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
343
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium