Segunda, 20 de novembro de 201720/11/2017
86 9-8108-3425
Parcialmente nublado
23º
34º
36º
Piracuruca - PI
Erro ao processar!
Pax União
ESPECIAIS
Comissão de Luzilândia visita museu em Piracuruca e volta empolgada
Museu Nossa Casa de Cultura
Fabrício Vieira Teresina - PI
Postada em 07/06/2016 ás 22h15 - atualizada em 08/06/2016 ás 13h55
Comissão de Luzilândia visita museu em Piracuruca e volta empolgada

Bernardo Rodrigues da Silva, José Lima Neto, Emerson Meneses Pires de Moura, Sr. José Brito (proprietário do museu), e José Wilson.

Uma comissão de luzilandenses composta por Emerson M. Pires de Moura, Contador José Lima Neto, comerciante José Wilson, o fazendário Bernardo Rodrigues da Silva, e pelo representante comercial Erismar Brandão, esteve na manhã de ontem, domingo (05.06) na cidade de Piracuruca para conhecer o museu local, localizado na Praça Dr.José Magalhães, no centro da cidade e para obter maiores informações sobre a dinâmica do seu funcionamento.



 



A cidade de Piracuruca é um centro turístico devido à sua proximidade com o Parque Nacional de Sete Cidades, cujas fiormações rochosas estão encarvadas na zona rural do próprio município e a visita proporcionou uma experiência diferente, na qual os participantes "encheram os olhos" e se viram estimulados a troca de conhecimentos, interagir com as obras e descobrir curiosidades do acervo e retornaram com com a preocupação e com a consciência viva da importância de que também se crie em Luzilândia um centro cultural semelhante, para manutenção dos bens culturais que fazem da histórioa local e da região.



 



O proprietáriodo museu, senhor José Brito,acompanhou pessoalmente a comissão de Luzilândia e mostrou todas as dependências do casarão que abriga citado museu com seus diversos objetos de época, como relógios, máquinas de calcular, máquina de escrever, telégrafo, balanças dentre muitas outras relíguias.



 



Na oportunidiade Emerson lembrou: "Luzilândia também tem sua história, hoje não tão rica quanto Piracuruca que é uma cidade mais antiga, mas tem seus dados que se não tivermos hoje  a devida preocupação, com o passar dos anos poderemos ter uma cidade acéfala, sem memória. Nosso jovens que hoje votam pela primeira vez, não têm noção de quem foi, por exemplo, Murilo Braga, nem da ocorrência de uma grande batalha sangrenta da Guerra da Bailada ocorrida nas "beiradas" da nossa cidade, local onde hoje é a Fazenda Bentivi, com centenas de mortos, e ainda, a história aviação comercial e muitas outras coisas, que não podemos perder com o desaparecimento dos nossos idosos", afirmou.



 



Neto Lima  disse que a visita foi muito proveitosa. "Eu achei muito interessante o museu de Piracuruca, bem organizado, bem estruturado, e vamos trabalhar para que um projeto senhelhante seja instalado em Luzilândia , se espelhando nesse de Piracuruca. Estamos apenas aguardando apenas uma cópia dos estatutos constitutivos que seu "Zé Brito" ficou de nos enviar, para que possamos fazer as devidas adaptações para o Museu de Luzilândia e vamos mobilizar toda a sociedade luzilandense, a classe empresarial, a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Luzilândia)os professores, os maçõens e as autgoridades", concluiu.


FONTE: www.nortepiaui.com
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
611
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium